CURSO INTENSIVO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

Objetivos:

Proporcionar aos participantes a obtenção da pontuação exigida pelo Conselho Federal de Contabilidade através da educação continuada, aplicável aos Auditores Independentes, Preparadores (Contadores) e Peritos Contábeis, oportunizando também aos  demais profissionais condições de atendimento ao processo de convergência a migração das normas contábeis brasileiras.

Oportunizar uma visão atualizada relativamente aos níveis de transparência, requeridos para as demonstrações contábeis e emissão de relatórios e pareceres.

Programa Base:

1. AUDITORIA E CONTABILIDADE FISCAL DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS - CRUZAMENTOS DE INFORMAÇÕES E MALHA FISCAL DA PESSOA JURÍDICA NO ÂMBITO FEDERAL  (CFC: CÓDIGO SC-02064)

Data: 09.12.2019

Carga horária: 8 (oito) horas

Atribuição de pontuação: 8 (oito) pontos para AUD, CMN, PERITO, PROGP, PRORT

Instrutora: Juliana Maurilia Martins

Programa base:

Obrigações Acessórias. Conceito e considerações gerais. Interrelacionamento das informações. A importância da contabilidade. O valor do compliance. Cruzamentos de informações e malha fiscal PJ. Harpia e T-Rex. ContÁgil Lite. Malha fiscal PJ. Alerta Simples Nacional. Principais obrigações acessórias federais e seus respectivos cruzamentos. DCTF. DIRF. EFD-Reinf e DCTFWeb. EFD -Contribuições. ECD - Escrituração Contábil Digital. ECF - Escrituração Contábil Fiscal. FCONT. PER/Dcomp. DECRED. e-Financeira. DOI - Declaração sobre Operações Imobiliárias. DIMOB - Declaração de informações s/atividades imobiliárias. OUTRAS: Bloco K e eSocial. Comunicação com o âmbito estadual/municipal.
 

2.    SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE (CFC: CÓDIGO SC-02014).

Data: 10.12.2019

Carga horária: 8 (oito) horas

Atribuição de pontuação: 8 (oito) pontos para AUD, CMN, PREVIC, SUSEP, PROGP, PRORT

Instrutor: Jorge Krening

Programa base:

Conceito e bases teóricas para dar sustentação aos aspectos práticos; Importância e objetivos de instrumentos de controles internos; Atual cenário legal do compliance no Brasil: Lei 12.846 da Anticorrupção; Entendendo a função do compliance e os benefícios para sustentabilidade das empresas; Framework de Controles Internos e Riscos segundo o COSO; A relação entre compliance, o risco de imagem, e o risco legal; Compliance como modelo de gestão e de negócio; Visão geral de estruturas, papéis e responsabilidades; Elementos chaves da gestão de riscos corporativos, identificação e avaliação de riscos; Respostas aos riscos, informação e comunicação, monitoramento. Estudo e resolução de casos práticos, visando a implementação.


3. DUE DILIGENCE CONTÁBIL E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (CFC: CÓDIGO SC-01565)

Data: 11.12.2019

Carga horária: 8 (oito) horas

Atribuição de pontuação: 8 (oito) pontos para AUD, CMN, PREVIC, SUSEP, PERITO, PROGP e PRORT

Instrutor: Luiz W. Jung

Programa base:

DUE DILIGENCE: Considerações gerais. Procedimentos de auditoria: Obter melhor compreensão possível do negócio a ser adquirido ou combinado; Aumentar a possibilidade de escolha acertada; Avaliação de Riscos da operação e do negócio; Redução da exposição do vendedor a eventuais reclamações do comprador, em caso de venda de ativos empresariais e participações societárias. Abrangência e dimensões dos levantamentos físicos; Determinação dos valores monetários representativos da composição  de ativos passivos e patrimônio líquido; Análise das condições da empresa quanto ao reconhecimento e cumprimento das obrigações  sociais, localização,  trabalhistas, ambientais, fiscais e tributárias; Análise da situação da empresa sob a ótica da continuidade operacional; Exame  de reconhecimento contábil  das provisões, ativos e passivos contingentes. 

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: Considerações gerais. Para fins de alienação: compra ou venda; transformação, fusão, incorporação e cisão; Para fins de admissão de novos investidores, captação de recursos de terceiros, reembolso de capital. Dissolução/ apuração de haveres; Modelos e métodos de avaliação: Avaliação por fluxo de caixa descontado; Métodos  patrimonial, renda e comparação. Exame dos laudos de avaliação de peritos independentes relacionados ao reconhecimento de balanço patrimonial. Análise do patrimônio líquido: contábil, mais valia e de valor econômico para fins de determinação de goodwill (ágio). Aspectos contábeis relacionados com a combinação de negócios.

 

4. ATIVO IMOBILIZADO: RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO, AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E   DIVULGAÇÃO (CFC: CÓDIGO SC-01563)

Data: 12.12.2019

Carga horária: 8 (oito) horas

Atribuição de pontuação: 8 (oito) pontos para AUD, CMN, PREVIC, SUSEP, PERITO, PROGP e PRORT

Instrutor: Manfredo Krieck – Oldoni Pedro Floriani

Programa base:

Reconhecimento, mensuração, determinação de custos de aquisição e montagem. Exame e avaliação de procedimentos relacionados a demolições, melhorias e reformas. Exame e avaliação de procedimentos relacionados com partes, peças, máquinas e equipamentos, reposições, substituições e benfeitorias em propriedade de terceiros. Teste de imparidade (impairment test). Depreciação, amortização e exaustão. Ajuste a valor presente de bens de imobilizado adquiridos a prazo. Ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada. Custos de empréstimos. Leasing financeiro. Análise de procedimentos relacionados com despesas pré-operacionais ou pré-industriais.

 

5. TRATAMENTO CONTÁBIL, FISCAL, TRIBUTÁRIO E AUDITORIA DE GANHOS E PERDAS DE CAPITAL (CFC: CÓDIGO SC-02179)

Data: 13.12.2019

Carga horária: 8 (oito) horas

Atribuição de pontuação: 8 (oito) pontos para AUD, PERITO, PROGP e PRORT

Instrutores: Manfredo Krieck – Neri Müller

Programa base:

Considerações gerais sobre a formação do resultado contábil; Resultados não operacionais por fins tributários e fiscais; Considerações gerais sobre ganhos e perdas de capital; Apuração dos ganhos e perdas de capital de ativos não circulantes; Registros contábeis e controles fiscais requeridos;

Tratamento dos ganhos e perdas de capital: Pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real Pessoas jurídicas tributadas pelo lucro presumido Pessoas jurídicas tributadas pelo simples nacional Pessoas jurídicas imunes e isentas; Inter-relação com a apuração de ganhos e perdas de capital na pessoa física; Aspectos tributários – IRPF, IRPJ, CSLL, PIS e COFINS; Tratamento e controle dos prejuízos fiscais não operacionais; Aplicação de procedimentos de auditoria e identificação de riscos; Resolução de casos práticos.


METODOLOGIA DE ENSINO E RECURSOS DE APOIO:

A metodologia a ser aplicada na apresentação será a seguinte:

a)  O curso será conduzido pelos ministrantes, os quais serão mediadores e facilitadores em relação aos conteúdos;

b)  Apresentações expositivas, apoiadas em adequado material de leitura, com auxílio de recursos audiovisuais;

c)  Debater sobre questões relacionadas às normas contábeis e de auditoria – profissionais e técnicas formuladas pelos participantes;

d)  Aplicações de estudos de casos, exercícios de fixação e resolução de casos práticos.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação se fará pela assiduidade dos participantes no transcorrer do curso.


FREQUÊNCIA MÍNIMA:

A frequência e avaliação de  participação será feita por curso credenciado, individualmente.

Para aprovação e recebimento do certificado de conclusão, o participante deverá ter frequência mínima não inferior a 75% por curso credenciado que compõe o módulo.

Público Alvo:

Auditores independentes, Auditores Internos, Contadores, Peritos, Controllers e Executivos envolvidos com o processo de convergência das normas contábeis brasileiras.

Informações Adicionais:

  • Data: 09/12/2019 á 13/12/2019
  • Horário: 08h00 - 12h00 e das 13h00 - 17h00
  • Local: LEARNED Treinamentos e Capacitação Rua Presidente Getúlio Vargas, 4º andar, 260 - Centro Blumenau - SC

Investimento:

R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais) para a totalidade dos 5 cursos credenciados, correspondente aos 40 (quarenta) pontos.

Os participantes de apenas parte do curso intensivo pagarão por curso credenciado  frequentado, o montante de R$ 600,00 (seiscentos reais) cada.

Desconto: 10% nas inscrições efetuadas até dia 04.12.2019.


Forma de Pagamento:

Formas de pagamento:

Depósito/TED/TEV/DOC ou boleto bancário (o qual será emitido mediante solicitação).

Dados bancários:

Caixa Econômica Federal – Ag.: 0411 – Op.: 003 (PJ)  C/C: 5759-1 Titular: Learned Consultores Associados.

Inscrições:

As inscrições poderão ser efetuadas até dia 04.12.2019 via site www.learned.com.br

As vagas são limitadas (24 lugares)